A Mattero desenvolve e instala soluções de sistemas eólicos para aplicações em residências, bombeamento d’água, iluminação externa, setores da indústria, instalações rurais, agronegócios, torres repetidoras de telecomunicações e cabines a distância de controle de redes ferroviárias.

Em regiões onde a intensidade do vento é regular permitem maior autonomia do Aerogerador na conversão em eletricidade. Em regiões onde o local é menos favorecidos pelos ventos são dimensionados Sistemas Híbrido Eólico e Solar.
Oferecemos ao cliente a melhor solução de instalação de pequeno e médio porte com potências de até 1000 KW, utilizando sistema de Aerogerador autônomo ou sistema Híbrido, conforme condições de vento da região.


GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

A Energia Eólica é uma fonte de energia renovável contida no ar em movimento e obtida pela conversão da energia cinética dos ventos em energia elétrica.
A conversão da energia é realizada pelo Aerogerador ou Gerador Eólico, equipamento construído com hélices fixadas em um eixo rotativo.
A energia cinética do vento ao girar as hélices é convertida em energia mecânica rotacional pelo eixo rotativo. O eixo transfere sua rotação a uma caixa de engrenagens acoplada a um gerador elétrico. O gerador elétrico em rotação realiza a conversão eletromecânica produzindo a energia elétrica. 

A Mattero desenvolve e instala soluções de sistemas solar fotovoltaico para aplicações em residências, bombeamento d’água, iluminação externa, setores da indústria, instalações rurais e agronegócios.

Oferecemos ao cliente a melhor solução de instalação de pequeno e médio porte com potências de até 1000 KW, utilizando sistemas de geração solar conectados à rede da Concessionária ou sistemas de geração isolados da rede.
GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

A geração de energia é feita através de módulos fotovoltaicos que são painéis fabricados pelo conjunto de pequenas células de silícios conectadas em série. A quantidade de painéis a ser instalado depende da potência elétrica a ser gerada conforme a aplicação do projeto.
A Resolução 482 de 17 de abril de 2012 da ANEEL estabelece as condições gerais de geração de energia solar para o acesso aos sistemas de distribuição e compensação de energia elétrica, definindo como “microgeradora” a central solar de energia elétrica com potência instalada menor ou igual a 100 KW 

e como “minigeradora” a central solar com potência superior a 100 KW e menor ou igual a 1000 KW.
As soluções para sistemas de energia solar fotovoltaica incluem além dos painéis fotovoltaicos, a instalação de controladores de carga, inversores de frequência, baterias recarregáveis e acessórios de montagem como suportes, fiação, disjuntores, caixas de junção, postes, luminárias LED e outros conforme aplicação.
Os Sistemas Conectados à Rede da Concessionária (On Grid ou Grid Tie) utilizam inversores de frequência que convertem a corrente contínua (CC) gerada pelos módulos em corrente alternada (CA) interagindo com a rede elétrica da concessionária local.
Os Sistemas Isolados da Rede (Off Grid), utilizam controladores de carga e baterias não sendo necessário a utilização do inversor de frequência. 

 

 

 

 

 


 

INSTALAÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL, PREDIAL E COMERCIAL

A Mattero possui uma equipe de engenheiros e técnicos capacitada a oferecer aos nossos clientes os seguintes serviços de instalações elétricas conforme a norma NR10:

  • Instalações de sistemas elétricos em baixa tensão, distribuição e comando;
  • Montagens de infraestrutura elétrica;
  • Instalação de máquinas e equipamentos;
  • Instrumentação e Automação;
  • Sistemas de Redes de Comunicação e TI; Controle de acesso; CFTV;
  • Sistemas de Detecção e Alarmes de Incêndio;
  • Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas;
  • Sistemas de Segurança Patrimonial e Perimetral;
  • Iluminação Externa e luminotécnica industrial;
  • Grupo Gerador;
  • ART, comissionamento, testes das instalações, “as-built”;
  • Serviços de manutenção preventiva e corretiva.